dtm
Disfunção Temporomandibular
DTM

Disfunção Temporomandibular (DTM) 

Você escuta estalos ao abrir e fechar a boca? Tem dores de cabeça e com frequência ou todos os dias? Sente desconforto na região do pescoço e cervical? E zumbido no ouvido? Sente cansaço e dor no rosto ou na região lateral da cabeça? Apresenta desconforto para abrir ou fechar a boca? Você percebe que se alimentar não é confortável ou só consegue comer em um dos lados?

Se você respondeu que sim em alguma dessas perguntas, você pode estar com disfunção na Articulação Temporomandibular (ATM). Sem essa articulação os movimentos de abrir e fechar a boca, principalmente para comer e falar ficam comprometidos e interferem na sua qualidade de vida 

A ATM ou “carrinho” (como conhecida pelos pacientes) funciona como 2 meniscos, unidos encaixados na região dos ouvidos, movimentando a mandíbula e permitindo abrir e fechar a boca, distribuindo as cargas exercidas pela mastigação. Assim ossos, ligamentos e músculos unidos se encaixam em uma estrutura chamada articulação.

A dor nessa região, como dor de ouvido, dor na própria articulação, e associada a dores de cabeça, são os sintomas de busca pelo dentista ou pelo Otorrinolaringologista. Quando o tratamento adequado é realizado, as dores diminuem e até deixam de existir. Mas infelizmente, as situações mais avançadas da dor acontecem onde já se tem desgaste da ATM e o funcionamento está fora do ideal, com lesões do tipo artrites e artroses.

                E como se trata? Podem ser com aparelhos temporários aliviando a dor e com aparelhos ortodônticos realinhando a mordida com a posição ideal dessa articulação. Em casos mais severos, cirurgias são necessárias para devolver os movimentos naturais de abrir e fechar a boca. 

DTM é como Bruxismo? Na verdade, são alterações diferentes. Bruxismo apresenta desgaste de dentes e travamento de toda musculatura, por movimento de deslizamento entre dentes e apertamento dos mesmos com força excessiva, podendo ser de dia, mas principalmente à noite. 

São diferentes tanto em definição como em tratamento. Fazer o diagnóstico correto evita que a lesão se agrave por condutas não adequadas. Por isso, todos os sinais e sintomas que envolvam dor  na face, dor ao mastigar, dores na região do ouvido e principalmente ruídos e barulhos presente na ATM, devemos avaliar com cuidado, inclusive com exames específicos . 

A especialidade em DTM é extremamente recente na Odontologia do Brasil, certificado somente em 2002. Porém, há muitas décadas de estudo e conhecimento que podem melhorar a qualidade vida dos pacientes.

A dica do nosso especialista Dr. Lenio Togni é:” identificar o problema o mais cedo, para ser mais simples seu tratamento”. Então se ficou na dúvida? Aguardamos você para uma avaliação.

×