ortodontia
Ortodontia

Dentes mal posicionados, mordida incorreta ou falta de harmonia no sorriso?  

A ortodontia corrige as posições dos dentes, melhora a fala, a mastigação e a respiração e devolve a beleza do sorriso. O tratamento ortodôntico é possível para adultos e crianças, e cada vez mais com tecnologia, reduzindo tempo de tratamento, desconforto e mais estéticos. 

A ortodontia hoje não se limita a só auxiliar as crianças na prevenção e no tratamento de alterações do crescimento dos ossos da face, mas também auxilia em adultos a realinhar a mordida, melhorar estética e uma grande aliada em equilíbrio de oclusão, principalmente em casos de pacientes que precisam repor alguns dentes perdidos e evitar futuras lesões de articulação Temporo Mandibular.

Com a diversidade de opções de aparelhos e tratamento, o ideal seria um planejamento personalizado após avaliar documentação específica, para ser o mais rápido e eficaz.

E, melhor ainda, o sorriso metálico não é mais um problema. Além de aparelhos estéticos e discretos como o de safira e o de cerâmica, semelhantes a cor dos dentes, cada vez mais se indica os alinhadores invisíveis. Tanto em crianças como em adultos, facilitam muito para comer, falar e fazer a higiene bucal. Tem sido o “preferido” por ser pouco perceptível, estetico e a evolução do tratamento ser facilitada em alguns casos. Os alinhadores são confeccionados a partir de um planejamento digital, com tecnologia muito precisa, aumentando a entrega do resultado esperado.  

Um sorriso bonito é um sorriso alinhado, com harmonia entre face, dentes, lábios e ossos.

 

A ortodontia é uma área  que auxilia na melhora da fala, mastigação e respiração através do posicionamento correto do encaixe da maxila e da mandíbula e o contato dos dentes, devolvendo o perfil de face adequado.

 

Aparelho ortodôntico pode em qualquer idade?

Cada fase do indivíduo pode indicar um tipo de tratamento e cada vez mais o conhecimento e a tecnologia nos permite tratar qualquer paciente em qualquer idade. 

Em crianças, a ortodontia preventiva e interceptativa são ótimas auxiliares para prever e logo corrigir alterações indesejadas, reduzindo futuros danos no crescimento. Nessa fase se trata muito uso inadequado de chupeta, dedo ou qualquer outro hábito não funcional , principalmente se a criança for avaliada e direcionada no momento certo pro tratamento.

Mordida aberta, sobremordida, mordida cruzada nos dentes da frente ou de trás são tratamentos comuns. Como também tratar alteração nas medidas de maxila e mandíbula, de origem genética ou do próprio desenvolvimento criança até os 12 anos de idade e o ideal. 

Mas nada impede de aplicar algumas abordagens em adolescentes e adultos , mas são resultados mais lentos e complexos , em alguns casos, com limitações  de movimentações ósseas e direcionando mais para posição de dentes, sendo uma ortodontia corretiva.

Na fase adulta, quando há a necessidade de alinhar sorriso , corrigir mordida, auxiliar no tratamento de DTM( se ficou curioso olhe o item), ajustar espaços corretos pra realizar reabilitação com implantes e próteses e melhorar posição óssea além de dentes, para devolver a harmonia da face. Em casos, pacientes com dimensões muito alteradas realizamos a ortodontia já associada a futura cirurgia ortognatica.

Quais os tipos de tratamento? 

Hoje se tem muitas formas de tratar: aparelhos removíveis, fixos, metálicos, estéticos e alinhadores.

Qual desses aparelhos posso usar? 

Inicialmente você precisa realizar alguns exames de imagem e documentação para seu caso ser estudado pra avaliar qual a melhor conduta pra idade e a alteração pra ser tratada. Pode ser necessário ter 2 momentos de tratamento , e talvez mais de um aparelho, principalmente em crianças. 

Então a decisão de tratamento vai definir qual tratamento será necessário, o tempo.

Quanto tempo de tratamento? 

Hoje com a evolução das técnicas podemos pensar em um prazo médio de 24 meses, mas varia de acordo com cada caso.

E o aparelho invisível? Posso usar? 

Na verdade os alinhadores invisíveis podem tratar uma grande parcela de situações, e hoje representam uma área da odontologia de muita tecnologia associada a conduta de tratamento, com dispositivos e formas cada vez mais previsíveis de resultados de tratamento.

Quer saber mais um pouco, clica no item alinhadora invisíveis, pra esclarecer mais um pouco sua dúvida.

×